Expressão Dramática
A Expressão Dramática e os seus jogos de improvisação são bastante familiares às crianças. A dramatização já é uma realidade para a criança. As primeiras representações dramáticas são imitações espontâneas e informais. As crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, usam indistintamente a mímica, os gestos, os ritmos, os sons, a palavra e o som para expressar o pensamento.
A representação dramática é um recurso educativo dos mais completos. Através dela incentiva-se a criação e a observação; possibilita-se variado meios de expressão; liberta-se sentimentos; desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;
desenvolve-se a expressividade a partir da capacidade de imaginação; aprende-se a improvisar, usar a representação corporal, brincando; aprende-se a comunicar através da expressão, utilizar e coordenar a actividade motora.
A expressão dramática permite que a criança transfira para os personagens os seus problemas, essa liberação do “faz de conta” resolve, até certo ponto, as suas dificuldades de ajustamento e de integração no grupo, optimizando o desenvolvimento emocional sadio.
O imaginário é o meio de expressão privilegiado utilizado pelas crianças para expressarem a realidade, representando-a e aprofundando as suas descobertas. É a actividade básica, muito rica e necessária ao seu desenvolvimento pessoal.
A dramatização livre e espontânea dos contos de fada e dos contos tradicionais desenvolve na criança a criatividade e tornam-na mais comunicativa, desenvolvendo, assim, a sua socialização. É através do imaginário, do maravilhoso que a criança cresce afectivamente.
Nas actividades de expressão dramática a criança descobre-se a si mesma e descobre formas de se relacionar com os outros, o que implica aprender a lidar com situações sociais. O jogo simbólico é, assim, uma actividade muito importante. O “fazer de conta” permite vivenciar experiências. É igualmente importante que se disponibilizem objectos variados e possíveis de ser explorados livremente.
Estas actividades são igualmente importantes no desenvolvimento da linguagem oral, na aquisição de vocabulário, na melhoria da articulação das palavras e na construção de frases.
A Expressão Dramática pode associar-se à Expressão Musical porque as duas áreas se completam e são muito importantes na educação das crianças.
Veja Expressão Musical