segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A arte e as crianças - Expressão Musical



Expressão Musical



O gosto pela música é natural nas crianças. Elas gostam de cantar e de ouvir música. A música é uma linguagem universal completa. As rodas, a dança, a ginástica rítmica, fazem parte da expressão musical e são importantes, porque desenvolvem sentimentos colectivos e o auto controle, disciplinam movimentos do corpo, os gestos e as atitudes e contribuem para uma harmonia corporal e afectiva.
Voz, corpo e instrumentos formam um todo, sendo a criança solicitada a utilizálos de uma forma integrada, harmoniosa e criativa. A educação do corpo, do gesto, da audição, da voz e da visão desenvolve nas crianças o campo das possibilidades de interpretar o mundo, de exprimir o pensamento, de criar. A escola deve ensinar às crianças a cantarem bem, a gostarem do canto e dar-lhes a possibilidade de distinguirem a boa música da má. O professor deve criar nas crianças esse gosto pela música, através das suas canções preferidas e da dramatização das suas histórias preferidas.

A música é como uma segunda língua que permite exprimir os sentimentos, na medida em que há canções tristes e alegres. A expressão musical no desenvolvimento da criança é de muita importância porque contribui com a sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, a socialização, afectividade, assim também como uma efectiva consciência corporal e de movimentação.

A expressão Dramática e Musical, assim como outras áreas de expressão (Plástica), têm sido frequentemente tratadas como secundárias na formação da criança ou apenas como momentos de diversão. No entanto, a prática das actividades expressivas contribui declaradamente para a expressão da personalidade, para a estruturação do pensamento e para a formação do carácter.

A expressão Dramática e Musical desenvolvem o domínio das capacidades corporais na criança, e a sua utilização como instrumentos expressivos. Pretende-se alargar a experiência das crianças, para que possam desenvolver a sua sensibilidade, imaginação e sentido estético. O professor deverá estar atento ao percurso de cada criança encorajando novas possibilidades e dando sempre espaço para que as crianças, individualmente ou em grupo, encontrem a sua forma de expressão e, progressivamente, a consigam utilizar para comunicar.

Educadora Rita Rodrigues
(Pré-Escolar – Setembro 2009)