A Arte e as Crianças
“ A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição. O desenho, a modelagem, o simbolismo do jogo, a representação teatral (que precede de forma imperceptível do jogo simbólico colectivo), o canto, etc.”
Jean Piaget
Na Educação Artística a criança experimenta, ultrapassa-se, conhece os seus limites, fragilidades. Expressa-se e reinventa-se. Reforça e constrói a sua autoestima, criatividade e imaginação.
Através da pintura, da modelação, da dança, da música, do teatro, a criança exprime sentimentos, ideias e emoções. Não há comunicação sem expressão.
Expressão Plástica
A criança gosta de pintar, desenhar, modelar e construir, experimentando os mais diversos materiais, sobre diferentes suportes a expressividade do traço, a percepção da linha que gera formas, o sentido estrutural do desenho e a harmonia das cores.
No que diz respeito à Expressão Plástica, a criança deverá ter a oportunidade de escolher o seu próprio material e experimentar técnicas que estimulem a criatividade.
Ao exprimir-se livremente, a criança adquire autoconfiança e torna-se mais responsável e cooperante no relacionamento com os outros. Respeitando a expressão de cada um, é possível realizar surpreendentes trabalhos individuais e colectivos através de técnicas que estimulam a criatividade, como a colagem, a montagem objectual, a frottage, a pintura e muitas outras, que o professor sensibilizando e informando no domínio das artes plásticas, poderá sugerir oportunamente.
Educadora Rita Rodrigues
(Pré-Escolar – Setembro 2009)