A Criança aos 3 Anos
O desenvolvimento físico, os "amigos imaginários", desenvolvimento da linguagem são alguns dos tópicos abordados. Saiba mais!
Mesmo as crianças que já não usam fralda ainda podem ter "acidentes" de vez em quando, especialmente durante a noite, por mais alguns meses ou até anos. Passar a noite toda seco é o último estágio do desfraldamento, e tende a ser mais difícil para os meninos do que para as meninas.
Mas fique tranquilo porque a maioria das crianças naturalmente supera essa fase -- os médicos só consideram isso um problema lá pelos 5 ou 6 anos, quando passa a ser chamado de "enurese noturna".
Quando a criança faz xixi na cama adote uma atitude serena pois ajudará a diminuir a vergonha da situação.
Para ajudar na tarefa, procure não oferecer bebidas depois do jantar e incluir uma última visita à casa de banho na rotina de antes de dormir.
Desenvolvimento emocional e social: amigos imaginários
Mas fique tranquilo porque a maioria das crianças naturalmente supera essa fase -- os médicos só consideram isso um problema lá pelos 5 ou 6 anos, quando passa a ser chamado de "enurese noturna".
Quando a criança faz xixi na cama adote uma atitude serena pois ajudará a diminuir a vergonha da situação.
Para ajudar na tarefa, procure não oferecer bebidas depois do jantar e incluir uma última visita à casa de banho na rotina de antes de dormir.
Desenvolvimento emocional e social: amigos imaginários
Já ouviu o estranho pedido de colocar um lugar a mais à mesa para o jantar de um amigo imaginário? Essas criaturas do mundo da fantasia de forma nenhuma indicam que seu filho está se sentindo solitário ou tem algum problema. Na verdade, é exatamente o contrário: crianças que cultivam amigos imaginários tendem a tornar-se adultos criativos, sociáveis, independentes e felizes.
Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e geralmente tem nome e personalidade. É uma mistura de confidente, parceiro de brincadeiras, protetor e bode expiatório, ele ajuda a criança a praticar como se constrói um relacionamento e permite que ela esteja no controle -- algo muito diferente de sua rotina diária.
Observar como seu o filho interage com esse amigo pode ser fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Se o tal do amigo tem medo de bruxas, é bem provável que este seja o do seu filho também.
Embora seja importante respeitar o amigo imaginário, procure não se envolver demais no assunto. Evite, por exemplo, usar o amigo para manipular o seu filho dizendo algo como "o Gustavo comeu tudo, porque não comes também?"
Amigos, amigos, brinquedos à parte:
Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e geralmente tem nome e personalidade. É uma mistura de confidente, parceiro de brincadeiras, protetor e bode expiatório, ele ajuda a criança a praticar como se constrói um relacionamento e permite que ela esteja no controle -- algo muito diferente de sua rotina diária.
Observar como seu o filho interage com esse amigo pode ser fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Se o tal do amigo tem medo de bruxas, é bem provável que este seja o do seu filho também.
Embora seja importante respeitar o amigo imaginário, procure não se envolver demais no assunto. Evite, por exemplo, usar o amigo para manipular o seu filho dizendo algo como "o Gustavo comeu tudo, porque não comes também?"
Nesta fase a criança ainda tem bastante dificuldade em partilhar os seus brinquedos.
Algumas crianças conseguem resolver sozinhas os seus conflitos, mas a maioria ainda pede ajuda ao adulto. Grande parte das crianças desta idade, ainda estão a aprender sobre a arte de negociar.
Algumas crianças conseguem resolver sozinhas os seus conflitos, mas a maioria ainda pede ajuda ao adulto. Grande parte das crianças desta idade, ainda estão a aprender sobre a arte de negociar.
Desenvolvimento da linguagem: mais perceptível
A criança apresenta uma melhor dicção e uma incrível noção de gramática. Provavelmente já consegue entender mais de 75% do que a criança diz. As frases são maiores (três ou mais palavras) e o vocabulário é mais extenso (de 300 a 1.000 palavras, dependendo da criança), o que facilita enormemente a comunicação.
Adora conversar e é capaz de responder e de fazer as suas próprias perguntas. Dá importância ao diálogo. Começa a descrever o que vê ou faz e a usar palavras para qualificar as coisas ("o carro azul da avó"). Muitas crianças já usam conjugação verbal correta, assim como plural das palavras.
Como estimular uma criança de 3 anos?
Com três anos a criança é pura energia e precisa de brinquedos que ativem o seu movimento. Ela diverte-se em cima de um triciclo ou com um grande carrinho de puxar, o que é ótimo para desenvolver diversas habilidades como senso de direção, espaço, controle e força.
As brincadeiras ao ar livre são sempre uma boa ideia: jogos com bolas, brinquedos infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás e cubos. Eles também se divertem com instrumentos musicais. Portanto, invista em pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores infantis.
Brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, jogos e quebra-cabeças simples são necessários nessa fase para estimular algumas habilidades psicomotoras, como a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos.
Para saciar a curiosidade e estimular a imaginação, encha a casa de livros de ilustrações e histórias divertidas. Deixe a criança colorir livros, contar histórias através das figuras e interpretar os personagens.
Para saciar a curiosidade e estimular a imaginação, encha a casa de livros de ilustrações e histórias divertidas. Deixe a criança colorir livros, contar histórias através das figuras e interpretar os personagens.