domingo, 3 de agosto de 2014

Desenvolvimento da criança ( de 5 a 6 anos)






Desenvolvimento Físico


• A preferência manual está estabelecida;


  •  É capaz de se vestir e despir sozinha;


• É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente;

• Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos.


Desenvolvimento Intelectual

Fala fluentemente, utilizando correctamente o plural, os pronomes e os tempos verbais;


• Grande interesse pelas palavras e a linguagem;

• Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa;

• Segue instruções e aceita supervisão;

• Conhece as cores, os números, etc.; pode identificar e distinguir euros e cêntimos;

• Capacidade para memorizar histórias e repeti-las;

• É capaz de agrupar e ordenar objectos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior);

• Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã";

Desenvolvimento Social


• A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação;


• Copia os adultos;

• Brinca com meninos e meninas;

• Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo;

• Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão;

• Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar;

• Conhece as diferenças de sexo;

• Aprecia conversar durante as refeições;

• Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés;

• Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente àqueles que não apresentam o mesmo comportamento.


Desenvolvimento emocional


• Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos;


• Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo, etc.;

• Preocupa-se em agradar aos adultos;

• Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros;

• Envergonha-se facilmente.

Desenvolvimento Moral

• Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.

Sonhos e companhia