domingo, 3 de agosto de 2014

A criança aos 4 anos



Ouvimos muitas vezes as pessoas  dizerem “essa criança está muito desenvolvida para a sua idade”, mas nem sempre é claro o que isso significa. Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas. Conheça qual o desenvolvimento típico de uma criança de 4 anos.

    Desenvolvimento físico
    Pesa entre 13 a 23 quilos
    Mede entre 93cm e 1m17cm
    Necessita de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites

    Desenvolvimento motor

    Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda
    Come sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
    Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha
    Consegue andar em linha reta de forma direita
    Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
    Sobe e desce sem grande dificuldade
    Salta bem sobre um pé apenas
    Apanha, atira e dribla bem uma bola
    Já anda bem de triciclo
    Consegue empilhar objetos sem dificuldade
    Cria formas e objetos com recurso a plasticina
    Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
    Já sabe usar uma tesoura infantil

    Desenvolvimento cognitivo

    Fala fluentemente, com frases muito completas
    Adora inventar palavras, cantar canções e rimas
    Gosta de conversar, ter longas conversas
    Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
    Pode já saber escrever o seu próprio nome
    Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
    Faz muitas perguntas
    Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
    Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
    Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
    Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
    Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
    Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distâncias, tempo e posições
    A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante 10 a 15 minutos
    Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior
    Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
    Já sabe entre 6 e 8 cores
    Reconhece cerca de 3 formas diferentes

    Desenvolvimento emocional

    Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
    É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
    Tem uma imaginação muito vívida
    Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
    Capacidade de sentir ciúme
    É mais cooperante
    Gosta de se exibir a si própria e às suas coisas
    Tem mais confiança
    Começa a perceber o que é o perigo
    Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
    Ainda tem birras, normalmente em relação a pequenas coisas
    Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como quer
    Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
    Por vezes ainda é agressiva e/ou violenta
    Já sabe fazer ameaças

    Desenvolvimento social

    Está mais independente em relação aos adultos
    Gosta de obter a aprovação dos adultos
    Gosta de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade
    Já consegue brincar em grupo
    Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por brincar com crianças do mesmo sexo que o seu
    Já sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes
    Por vezes pode querer ser o líder
    Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
    Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
    Pode ter um ou mais amigos imaginários
    Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
    Está constantemente a perguntar porquê
    Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras proibidas
    Quando brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo
    Adora brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro, polícia…