Ouvimos muitas vezes as pessoas dizerem “essa criança está muito desenvolvida para a sua idade”, mas nem sempre é claro o que isso significa. Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas. Conheça qual o desenvolvimento típico de uma criança de 4 anos.
- Desenvolvimento físico
Pesa entre 13 a 23 quilos
Mede entre 93cm e 1m17cm
Necessita de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites
Desenvolvimento motor
Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda
Come sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha
Consegue andar em linha reta de forma direita
Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
Sobe e desce sem grande dificuldade
Salta bem sobre um pé apenas
Apanha, atira e dribla bem uma bola
Já anda bem de triciclo
Consegue empilhar objetos sem dificuldade
Cria formas e objetos com recurso a plasticina
Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
Já sabe usar uma tesoura infantil
Desenvolvimento cognitivo
Fala fluentemente, com frases muito completas
Adora inventar palavras, cantar canções e rimas
Gosta de conversar, ter longas conversas
Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
Pode já saber escrever o seu próprio nome
Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone
Faz muitas perguntas
Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos
Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distâncias, tempo e posições
A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante 10 a 15 minutos
Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior
Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
Já sabe entre 6 e 8 cores
Reconhece cerca de 3 formas diferentes
Desenvolvimento emocional
Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
Tem uma imaginação muito vívida
Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
Capacidade de sentir ciúme
É mais cooperante
Gosta de se exibir a si própria e às suas coisas
Tem mais confiança
Começa a perceber o que é o perigo
Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
Ainda tem birras, normalmente em relação a pequenas coisas
Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como quer
Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
Por vezes ainda é agressiva e/ou violenta
Já sabe fazer ameaças
Desenvolvimento social
Está mais independente em relação aos adultos
Gosta de obter a aprovação dos adultos
Gosta de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade
Já consegue brincar em grupo
Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por brincar com crianças do mesmo sexo que o seu
Já sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes
Por vezes pode querer ser o líder
Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
Pode ter um ou mais amigos imaginários
Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
Está constantemente a perguntar porquê
Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras proibidas
Quando brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo
Adora brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro, polícia…