segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sons repetitivos e canções de embalar








Alguns tipos de ruído podem até favorecer o estado anímico do recém-nascido e ajudá-lo a adormecer. Segundo Fernanda Torgal, os sons rítmicos e repetitivos acalmam o bebé. «É por isso que as canções de embalar são quase todas iguais, com uma toada monocórdica que sossega», explica a pediatra. «Muitas vezes consigo acalmar um bebé com um chhhhhh....»


Esta é também uma das estratégias sugeridas por Brazelton para sossegar recém-nascidos. O pediatra aconselha os pais de bebés mais activos a fazê-los escutar um som contínuo e familiar, por exemplo o ruído da máquina de lavar. Alguns pais descobrem, maravilhados, os poderes de outros sons que acalmam os seus filhos. Às vezes, o barulho de um secador de cabelo ou de uma ventoinha em funcionamento consegue fazer pelo bebé o que muitas cantigas de embalar não fazem.

O fenómeno do barulho dos electrodomésticos tem uma explicação: o ruído que provocam é capaz de mascarar outros ruídos mais inconvenientes. Este tipo de barulho chama-se ruído branco e a sua eficácia como som relaxante é defendida por vários especialistas, existindo até máquinas idealizadas apenas para produzir este tipo de som. Alguns pediatras internacionais aconselham mesmo os pais a adquirir uma máquina de ruído branco para facilitar o sono das crianças.

Mais vulgares hoje em dia são os CDs com sons e melodias feitas a pensar no descanso dos mais novos. Geralmente, são constituídos por melodias suaves com predominância de sons agudos, as notas musicais que melhor soam aos ouvidos dos recém-nascidos. No top das preferências auditivas dos bebés está também a voz da mãe, por ser uma voz familiar, mas também pelo seu tom mais agudo, contrariamente à voz mais grave do pai.

Na opinião de Fernanda Torgal, mais importante do que silenciar a casa para ajudar o bebé a adormecer é ensiná-lo a dormir sozinho. «O ideal é criar rotinas à hora de deitar. Dar-lhe banho, contar uma história e depois deitá-lo no berço para que adormeça sozinho. Se o bebé se habituar a adormecer sozinho, quando acordar a meio da noite, o que é bastante normal, saberá deixar-se dormir novamente sem pedir a ajuda dos pais».
Pais e filhos